Os fornos tipo T são consagrados no tratamento térmico com atmosfera controlada “batch” de peças. O forno é dotado de grande homogeneidade de temperatura devido ao uso de mufla cerâmica de mulita junto com resistências verticais. Um recirculador em inox ASTM A-297 HU faz a convecção forçada dos gases de proteção. A atmosfera protetora ou cementante é circulada eficazmente através da soleira e defletores (mufla de mulita), que possui rasgos para passagem dos gases. O mergulho controlado em óleo se faz com atmosfera controlada e com repetibilidade. Um CLP comanda todos os movimentos e temporizações do forno.
O equipamento destina-se a realizar tratamento térmico de aços sob atmosfera de proteção com gás endotérmico (20% CO, 40% N2 e 40% H2) enriquecida com propano C3H8. O forno possui 2 câmaras: a câmara de aquecimento e a câmara de têmpera. A movimentação do cesto de peças entre as câmaras será automática, realizada pelo transportador.
O mergulho da carga no óleo será comandado por um cilindro pneumático com tempo de têmpera ajustável. O aquecimento do óleo e’ feito por resistências elétricas blindadas em tubos inox e seu resfriamento serão feitos através de trocador de calor óleo/água. Uma bomba de circulação fará o óleo subir até o trocador de calor com a máxima segurança para evitar que a água penetre no óleo. O óleo será recirculado através de 2 ou 4 agitadores acionados por motores elétricos com período de alta agitação ajustável.
- ESTRUTURA EM AÇO CARBONO
- TANQUE DE ÓLEO DE TÊMPERA
- AGITADOR 2 VELOCIDADES
- PORTA INTERNA
- CARREGADOR DE CESTOS
- PLATAFORMA DE MERGULHO
- TUBOS RADIANTES VERTICAIS
- TROCADOR DE CALOR
- PORTA DE CARGA/ DESCARGA
- RECIRCULADOR DE GASES
- CORTINA DE CHAMA
- CESTO DE CARGA
CÂMARA SELADA:
Atende normas da NFPA-86 e ABNT. Cortina de chama na porta e saída de gases provida de chama piloto.
ATMOSFERA CONTROLADA:
Peças tratadas com repetibilidade. Admite endogás, nitrogênio, propano/metano. Trabalha com sonda Lambda ou sonda de oxigênio
MUFLA EM MULITA
Possibilita suporte adequado para a carga, excelente circulação de gás e homogeneidade de temperatura.
IQ – INTEGRAL QUENCH
Têmpera integrada ao forno, facilita automatização, melhora o processo e reduz custos.
RESISTÊNCIAS ELÉTRICAS VERTICAIS:
Permite maior homogeneidade de temperatura e rapidez no aquecimento.
RECIRCULADOR DE GASES:
Possibilita uma atmosfera homogênea e conseqüentemente camada uniforme em todas as peças.
ALVENARIA ESPESSA DE TIJOLOS:
Maior durabilidade e menores perdas.
PORTA INTERNA DE FIBRA CERÂMICA
Possibilita boa isolação térmica.